43 3323 0700

Qualidade de ar interno incluindolegionella pneumophila

Aboutus images

As análises dos poluentes químicos e biológicos no ar interno de ambientes climatizados evitam condições que podem comprometer a saúde de seus ocupantes. O trabalho do SEBRAQ é avaliar a Qualidade de ar interno (QAI), através de parâmetros físico-químicos, microbiológicos e das concentrações de carbono, seguindo a resolução 09 da ANVISA.


Segundo a OMS a grande maioria dos locais com ambientes climatizados fechados, operam com ar de má qualidade. Como exemplo podemos citar:

- Empresas - Bancos
- Escolas - Cinemas
- Residências - Hospitais
- Shoppings - Escritórios
- Juizados - Aeronaves
- Ônibus entre outros

As possíveis fontes de contaminação poderão ser:

Má higienização dos aparelhos
condicionadores de ar

Falta de controle na
periodicidade das manutenções

Falta de monitoramento da
qualidade do ar interno



Sindrome do edificio doente


Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) um ambiente climatizado é considerado doente quando 20% dos ocupantes apresentam sintomas parecidos. A ANVISA determina conforma a Resolução 09 a realização das análises da qualidade de ar interior em ambientes que são utilizados de forma coletiva. e que estas análises sejam realizadas semestralmente em horários de pico de utilização do ambiente. O objetivo é minimizar os riscos de doênças junto ás pessoas que dividem diariamente o mesmo ambiente que são utilizados de forma coletiva. Adotar medidas corretivas imediatas para reduzir possíveis danos à saúde de seus usuários. Avaliar a eficiência dos procedimentos de higienização e manutenção de tais equipamentos de forma isenta e imparcial, de forma a assegurar o maior conforto possível de segurança de seus usuários.


Legionella pneumophila


A bactéria Legionella pneumophila além de ser transmitida pela água também é transmitida pelo ar e pode causar sérios danos á saúde ocasionando surtos e mortes. Se o indivíduo respirar ar impregnado de gotículas de água(vapor ou aerossol) do ambiente, a bactéria pode atingir os pulmões. Quando esse episódio acontece, as células de defesa do nosso corpo trabalham intensamente mas são incapazes de combater as espécies mais resistente da bactéria ou ainda, em se tratando de um individuo com o sistema imune deficitário as chances da doença se agravar são altas e pode se tornar fatal.
A prestação de serviço laboratorial do SEBRAQ vai prevenir a omissão passiva, evitando os riscos desnecessários aos hóspedes, colaboradores, usuários, frequentadores e a comunidade de uma maneira geral.

Solicite um orçamento

Contate-nos
Topo